Postagens

Mostrando postagens de junho, 2010

Liberdade da alma

Imagem
“ Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim .” (Gálatas 2.20) “ Afim de que todos sejam um. Como Tu, Pai, está em mim e eu em Ti, que eles estejam em nós " (oração de Jesus ao Pai – João 17.21) A vida com Jesus de fato é uma caminhada, aliás era assim que os primeiros “cristãos” se referiam à sua nova vida de amor, partilha e fé, “o caminho”. Que nada mais era do que resultado existencial da opção por levar a vida pregada e vivida por Jesus de Nazaré. Jesus havia dito que todo aquele que optasse por viver segundo o que ele viveu e pregou teria o suporte, o auxílio do seu Espírito, ensinando, revelando a verdade, consolando, fortalecendo, etc. E o objetivo e o fim dessa caminhada é existencial, ou seja, o objetivo é “ser”. Assim como Jesus afirmou que tudo o que ele realizava era o Pai que por ele o fazia, nosso objetivo é que nosso querer e r

deus é ateu

Imagem
"Disse Jesus: Todo poder me foi dado nos céus e na terra. Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto eu vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." "(Disse Jesus) Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito, mas, quando conseguís conquistá-lo, vós o tornais duas vezes mais dignos do inferno do que vós." Os cristãos simplesmente adoram este primeiro texto, pois lhes serve de prerrogativa para levar ao mundo sua religião. Assim como ocorreu durante as cruzadas, ainda ocorre hoje, muito embora as atrocidades religiosas em nome de Deus não sejam expressas fisicamente. Contudo, a intolerância religiosa ainda existe na alma, no inconsciente e consciente das pessoas, ela aparece sob as formas de fervor religioso, ímpeto evangelístico ou missionário, ou s

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Imagem
Darcy Ribeiro (pensador, sociólogo, antropólogo, militante dos direitos humanos, escritor...) em testamento pediu que seu corpo fosse encomendado por Frei Betto e Frei Leonardo Boff. Frei Betto não pode estar na ocasião de modo que somente Leonardo Boff (frei, teólogo, filósofo, excomungado da igreja católica pelo vaticano, escritor, militante dos doreitos humanos...) esteve com ele em suas últimas horas. Leornardo Boff narra esses últimos momentos dele com Darcy. Selecionei parte do diálogo para pensarmos sobre fé, amor e a eternidade (continuidade da vida). Darcy - "Quero discutir com você o tema da morte, porque estou enfrentando a morte, meu grande último desafio." Em seguida faz Boff ler o prefácio do, então inédito, Confissões, livro no qual Darcy faz uma leitura da vida. E Boff leu o seguinte: "Pena que a vida , tão carregada de lutas e fracassos, e vitórias, e vontade de trabalhar, seja marcada por uma profunda desesperança, porque nós voltamos, através da mor

a espiritualidade do evangelho

Imagem
" Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça com o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que chamam de jejum, um dia aceitável ao Senhor?" Não seria este o jejum que desejo: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, não recusar ajuda ao próximo?" (Isaías 58 - Deus perguntando ao homem) Aí está, o único modo possível de se relacionar com Deus, a verdadeira espiritualidade. O amor na vida diária. O termo jejum é a generalização das ações religiosas, das atitudes mecânicas que o povo de Israel praticava para se relacionar com Deus com lugar e hora marcada. Como um casamento sem graça. O povo acreditava que se relacionar com Deus era fazer, cumprir determinados ritos, comparecer na sinagoga no dia de sábado, separar um dia para prati