Postagens

Mostrando postagens de junho, 2014

Quando Deus muda de casa...

Imagem
A chegada do Reino revela as contradições das estruturas e posturas humanas frente à Verdade, na linguagem de Simeão, o servo do templo que tomou Jesus, infante, nos braços que disse: "esse menino será um sinal de contradição em Israel".  Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: “Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele”. As roupas de João eram feitas de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro na cintura. O seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região ao redor do Jordão. "Naqueles dias..." que dias eram esses? No que se refere ao contexto imediato, se trata dos dias em que José e sua família estavam em Nazaré, num contexto mais amplo, "naqueles dias" implica num olhar para um

Como ovelhas sem pastor - fariseus e escribas

Imagem
No texto anterior, "Como ovelhas sem pastor", começamos a estudar a narrativa de Mateus 9:35 - 38:   35 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.  36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.  37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.  38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Falamos de como Jesus olhava para as multidões com compaixão porque estavam como ovelhas sem pastor, e paramos para pensar de como a situação "ovelhas sem pastor" naquela situação era, não só, contraditória, mas como também é uma denúncia implícita à estrutura religiosa da época posto que o que mais havia em Israel no tempo de Jesus eram "pastores". o Senhor olhou para as multidões com c

Como ovelhas sem pastor

Imagem
Mateus 9:35 - 38   35 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.  36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.  37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.  38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Jesus está no início de seu ministério, percorrendo as imediações de Cafarnaum, na Galiléia. Lugar de gente simples,  de pessoas marginalizadas pelos líderes de Israel pelo fato de que aquela região não significava absolutamente nada no que tange à história religiosa do país, diferentemente da Judéia. A pergunta retórica de Natanael a Felipe demonstra bem qual a imagem que se tinha da região e de suas pessoas : “e pode vir algo bom de Nazaré?”. (João 1.46) Jesus percorria as aldeias e povoados ensina