Jesus é a eternidade


Quanto a Lázaro, o morto, Jesus disse à Marta: "Teu irmão há de ressurgir". Ao que ela respondeu: "Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia".   

A resposta de Marta não poderia ser teologicamente mais exata, de acordo com a escatologia (doutrina das últimas coisas) judaica. À exceção dos saduceus, que não criam na ressurreição, entendia-se que a vinda do Messias significava a ressurreição dos justos para a vida no reino eterno do Messias. De modo que, Marta, em sua resposta, evoca essa esperança messiânica da crença na promessa de ressurreição no reino eterno. 

Todavia, Marta ainda não discernira que a realização das promessas messiânicas estava bem ali, a falar com ela. A ressurreição e a eternidade estavam diante dela. Havia chegado o "último dia". Posto que, o "último dia", o "dia do Senhor" é o dia da realização da promessa messiânica e seu reino. E, Jesus é a realização de todas as expectativas messiânicas. Marta não discernira isso ainda. Nesse aspecto, ela não cria em Jesus, estava condicionada aos esquemas teológicos judaicos, impedida de "ver" o poder  e a glória de Deus. Que significa dizer que estava impedida de realizar a experiência da fé em Jesus, não cria em absoluto em Jesus por conta do condicionamento teológico.

Por isso Jesus afirma: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá. Crês isto?" Ou seja, "a ressurreição"; "a vida eterna"; "a realização da promessa"; "o último dia" já chegou!

As palavras de Jesus não poderiam ser mais simples, por isso mesmo tão revolucionárias e escandalosas em suas implicações práticas. A VIDA ETERNA É UMA PESSOA! O que isso significa?

Primeiro, que o conceito de eternidade como sendo um "tempo sem fim" se mostra de uma estupidez sem tamanho! Sob todos os aspectos. Todo o que crê em Jesus já tem a vida eterna, estando num corpo físico ou não. Tendo "morrido" (refiro-me à falência do corpo físico) ou não. Chega de discussões idiotas a respeito dos que não estão mais no corpo, "onde estão?", "estão conscientes?". Estão com Cristo, em vida eterna. Ora, se aqueles que, possuindo ainda corpo físico (corrupto) crendo já tem vida eterna, assim também aqueles que não estão mais no corpo já tem vida eterna. A morte foi vencida. Nós que estamos na esfera do tempo e do espaço ainda sentimos seus efeitos conquanto o Senhor aguarda a submissão de todas as coisas ao Reino. Mas, em breve, já não será assim.  

Segundo que, vida e morte não são referenciados pela existência do corpo físico. Os conceitos de vida e morte têm Jesus como referência. O que isso quer dizer, quer dizer que, quem crê está vivo (possui o Espírito de Jesus), quem não crê está morto (ainda que fisicamente "vivo"). 

Terceiro que, "vida eterna" e "condenação eterna" também tem em Jesus seu referencial. Posto que Jesus é a eternidade. Logo, se Jesus é a "vida eterna" então "condenação eterna", "inferno" é não ter Jesus (não ter o Espírito de Jesus). Posto que, quem não tem o Espírito de Jesus continua morto e Deus é Deus de vivos, não de mortos! Portanto, tanto "vida eterna" quanto "inferno" são condições de existência que tem sua referência em Jesus. A imagem que o cristianismo (e toda cultura religiosa) produz acerca do "paraíso" e  do "inferno eterno" não serve nem como historinha para gibi. 

Logo, "vida eterna"="céu" e "condenação eterna"="inferno" são condições de existência do espírito humano que têm em Jesus sua referência. Pois, a eternidade é uma pessoa, Jesus. Quem tem o Filho tem a vida eterna, quem não tem o Filho permanece em condenação eterna. Porque Jesus, que é a eternidade, é a referência tanto da vida quando da condenação. Ele é o julgamento, a separação, o referencial do que é vida eterna, do que é condenação eterna.

Os cristãos sofrem da mesma falta de fé de Marta. Não creem que Jesus é a vida eterna manifesta! Não creem que Jesus é tudo. Não creem em Jesus como a referência de todas as coisas, como sendo absoluto. Desconhecem o poder de Deus. Apegam-se a "sisteminhas" teológicos que, até sob a perspectiva moral, são paupérrimos. Até quando crereis mais nos homens que em Deus e na Sua Palavra. Rogo-vos, queridos, criam em Jesus, creiam na Palavra. Leiam os Evangelhos com a mente inocente. Apenas lancei algumas considerações, não aprofundei as implicações, ainda não é o momento... Somente leiam, leiam, leiam, leiam... e o Espírito vos esclarecerá, em nome de Jesus.

Timóteo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel na cova dos leões

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Como ovelhas sem pastor