A razão para viver sem medo

Leia antes o texto "Não tenha medo", para compreender melhor este aqui. Assim você terá uma maior assimilação do que já viemos tratando.

Falei antes do medo gerado pelas forças impiedosas da natureza fora e dentro de nós, que é a razão dos arquétipos religiosos. Mas, agora quero que repouse no seu coração o remédio para o medo contra todas as forças geradoras de ansiedade.

No Evangelho não negociamos com o medo. Por um motivo simples: não há força maior do que a que em nós habita. "Maior é o que está em nós do que o que está no mundo" (1 João 4:4). Se Deus que é eterno, infinito, e Ele nos habita, logo, somos infinitamente maiores que as forças da natureza, que os espíritos, e até mesmo as forças que atuam na nossa alma. Por que Ele nos habita somos eternos!

Jesus nos ensina isso ao acalmar as águas e a tempestade. Ele diz: "não temais, tende bom ânimo, coragem", ou seja, Ele nos ensina a ter uma disposição de mente, coração consciente de que somos seres infinitamente maiores que as forças da natureza, por que Ele é em nós. Já não somos vítimas da forças que antes nos eram superiores. Pelo contrário somos infinitamente superiores a todas elas. Não há nada que desfaça o que ele já é em nós. Não há mares, terremotos, físicos ou existenciais que possam nos fazer submergir. Esta é confiança que, pela fé se instala em nós, quando nos sabemos habitados pela Eternidade.

Deus é nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Portanto, nada temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar,

ainda que se encrespem as águas e se lancem com fúria contra os rochedos.

Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

Nela habita o Eterno e, por isso, não poderá ser atingida! Ao romper da aurora Ele virá em seu socorro.

Nações se agitam, reinos se abalam; Ele ergue a voz, e a terra se derrete.

O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura!

Vinde e contemplai as obras do Eterno, seus feitos estarrecedores por toda a terra.

Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; com chamas destrói os carros de combate.

“Cessai as batalhas! Sabei que Eu Sou Deus! Serei exaltado entre todas as nações, serei louvado na terra!”

O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa fortaleza segura. (Salmo 46)

Obviamente que, como Paulo diz, ainda não se revelou plenamente somos Nele. Ainda sofremos com as contingências da condição de "pecado" e "mortalidade" deste tempo presente. No entanto, SABENDO, que já a superamos, a vencemos. Não podemos ser destruídos por força alguma, nem pela morte, posto que somos seres eternos. Por isso, mesmo não caminhamos mais com medo ou como vítimas da existência.

Timóteo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel na cova dos leões

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Como ovelhas sem pastor