Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2018

Intimidade

Imagem

Sobriedade

Imagem

Humildade

Imagem

predestinação

Imagem

preguiça

Imagem

Preguiça

Imagem
O preguiçoso alega: “Há uma fera violenta no caminho, um leão feroz rondando". Assim como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira sonolento. O preguiçoso até consegue colocar a mão no prato; contudo, levá-la à boca é para ele um esforço extenuante! A pessoa indolente se acha mais esperta do que sete homens que respondem com bom senso. Como alguém que decide pegar um cão pelas orelhas, assim sofre aquele que se mete em discussão alheia! (Provérbios 26:13-17) Preguiça, creio que essa seja uma das principais posturas relacionais de nossos dias. Alguém poderia objetar dizendo: "impossível, as pessoas nunca trabalharam tanto, somos a geração de pessoas que mais horas trabalha, jamais houve na história uma geração para quem o tempo esteja passando mais rápido por conta das muitas atividades". De fato, mas, preguiça não é o antônimo de ativismo. De acordo com o livro dos Provérbios preguiça é a postura passiva e/ou inoperante, em relação às questões

Humildade

Imagem
Mateus 27: 40,42 “ Agora salva-te a ti mesmo. Desce da cruz, se és o Filho de Deus! (...) Salvou a muitos mas a si mesmo não pode salvar-se. É o Rei de Israel! Desça a gora da cruz, e passaremos a crer nele. ”(40,42) Os antigos cristãos adotaram o sinal da cruz não para proteger-se do mal, como que fechando o corpo, mas, repetiam o sinal sempre como uma declaração: estou morto com Cristo Jesus meu Senhor, logo, não farei a ti nenhum mal. Ou seja, o sinal da cruz era a afirmação de que a pessoa que a outros feria, estava morta. Todo o propósito de Cristo Jesus desde seu início até a cruz nunca fora para salvar a si mesmo, ou salvar o “si mesmo”, pelo contrário. O que dele se diz é que “ tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou ser igual a Deus, mas pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. Assim na forma de homem humilhou-se a “si mesmo”, entregando-se à obediência até a morte, e

Sobriedade

Imagem
Mateus 27: 34 Jesus nos afirmou que aqueles que quisessem segui-lo deveriam tomar a cruz, instrumento de execução do ego, “o si mesmo” e segui-lo. Daí em diante passou a dizer aos discípulos que deveria percorrer o caminho da cruz. Fica claro que todo aquele que se propõe a seguir a Jesus deverá caminhar para a cruz também, não para a cruz Dele, porque pela dele ninguém mais precisará passar, todavia, a cruz Dele é modelo que fundamenta a qualidade da cruz que deverá carregar o discípulo. Quero chamar a atenção para quatro situações experimentadas por Jesus na cruz e que certamente deve fundamentar a consciência do discípulo de Jesus. Primeira experiência de Jesus (v34): “deram-lhe para beber uma mistura de vinho com absinto; mas ele; depois de prová-la recusou a beber”. Esta era uma mistura oferecida aos condenados para lhes amenizar o sofrimento. Jesus recusa mecanismos que possam turvar a consciência de realidade, por mais difícil ela que seja. Existe entre nós

Predestinação

Imagem
Predestinação, ai está uma palavra que faz alguns suarem frio por conta do fetiche teológico que a envolve. Por conta das arquiteturas teológicas construídas em torno dela. Predestinação certamente é um dos ensinos mais importantes da fé cristã, contudo, também um dos menos compreendidos, justamente por conta do estelionato espiritual teológico que transformou esse ensino dinâmico num castelo teológico engessado. Muitas pessoas passaram até a desconsiderar os textos que fazem alusão ao tema. Por isso gostaria de ajudá-lo (a) e animá-lo (a) a voltar a meditar sobre esses ensinamentos eternos com a simplicidade do olhar do Evangelho. Com relação à predestinação, Paulo nos ensina que: Primeiro, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos predestinou: Efésios 1:5; 11-12; Rm 8:28-30.  Paulo se utiliza da palavra  proorizo para descrever essa ação do Pai. Proorizo é uma palavra grega formada por duas outras palavras: pro (preposição primária: pré, antes) + horizo (verbo que signif