40 dias com o Espírito - dia 03: Onde Deus está em meio ao sofrimento e à pandemia?

Acalmando o coração: escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento)

Oração: comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Depois de algum tempo recite, pausadamente, o salmo 46:10: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Expire fundo e diga as palavras ao expirar.

Meditação

Onde está Deus em meio ao sofrimento humano? Onde está Deus na pandemia? Deus está onde sempre quis estar: entre nós e em nós. Deus está se relacionando ativamente conosco, sempre. Toda a história narrada na Bíblia fala do amor de um Deus que anseia relacionar-se intimamente com seus filhos. “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados (...) Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:10,19). A vontade da Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo é que estejamos plenamente integrados à relação que eles têm desde a eternidade. Jesus abandona a relação eterna, encarna, sofre, morre na cruz para que pudéssemos ser inseridos, batizados na relação de amor do Pai, do Filho e do Espírito. De modo que, Deus não quer que andemos apenas ao seu lado, como era no Éden, Ele anseia que o conheçamos profundamente, e Deus só pode ser conhecido de dentro (assim como nós). Por isso ele nos chamou, predestinou, nos vocacionou para sermos um com Ele.  Ou seja, nós fomos criados para isso, para sermos um com Ele. Por isso Jesus ora: “Não oro somente por estes discípulos, mas igualmente por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste” (João 17:20-21). Eis o anseio amoroso de Deus por nós. Jesus se dá na cruz para que conhecêssemos e recebêssemos Deus em nós, o Espírito. E dessa forma estivéssemos imersos na relação de amor da Trindade. “Eu vos asseguro que é para o vosso bem que Eu parta. Se Eu não for, o Espírito Santo não poderá vir para vós; mas se Eu for, Eu o enviarei” (João 16:7). Quando nos damos conta das palavras de Jesus e da realidade do Espírito que Ele nos possibilitou e cremos passamos a experimentar a vida do Espírito, a realidade de Deus. Jesus diz que essa experiência seria como carregar um rio infinito dentro do peito que irriga a terra do nosso ser trazendo vida e alegria. Assim, nascemos para algo novo, nascemos da água e do Espírito, para uma vida extraordinária que não pode ser vencida pelo sofrimento, nem pela pandemia, tampouco pela morte. Absolutamente nada nos separará do amor de Deus. Onde Deus está em meio à pandemia e ao sofrimento humano? Deus está em nós! “Ele é nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Nada temeremos! Ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que se encrespem as águas e se lancem com fúria contra os rochedos. Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Nela habita o Eterno e, por isso, não poderá ser atingida! Ao romper da aurora Ele virá em seu socorro” (Salmo 46:1-5).

Reflexão

11. Saber que Deus gosta de você e quer, sobretudo, se relacionar contigo é algo novo? Que tipo de relação você diria que tem com Deus?
2
22. Busque em sua memória uma pessoa que te inspira buscar em Deus uma vida que vence as tribulações, uma vida extraordinária.

3.       Ore o salmo 46:1-5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel na cova dos leões

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Como ovelhas sem pastor