As preocupações de Paulo I


Em sua primeira carta aos coríntios, Paulo passa a instruir os irmãos de Corinto em relação às condições conjugais de ordem prática e suas implicações, quando, subitamente ele, como que tomado de uma preocupação, muda o tom e alerta os irmãos com as seguintes palavras:

"Eis o que vos anuncio [phemi]: o tempo [kairós], está sendo reduzido [sunestalmenos]. Resta, pois, que aqueles que têm esposa, sejam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem. aqueles que se regozijam, como se não se regozijassem; aqueles que compram como se não possuíssem; aqueles que usam deste mundo [kosmos, no sentido de sistema mundano, caído] como se de fato não usassem. Pois, o esquema [echema] deste mundo [kosmos] está passando" ICo 7.29-31

Poder-se-ia imaginar, numa leitura desatenta, que Paulo estaria afirmando o descaso com as relações conjugais frente à brevidade dos dias, ou ainda, que estaria exigindo abdução existencial do mundo para um outro mundo espiritualista, num evangelho E.T. à procura de casa, como grande parte dos "evangélicos" concebe a vida no mundo. No entanto, obviamente, não se trata disso.

Paulo está anunciando algumas coisas extremamente importantes para os súditos do Reino, com as quais está profundamente preocupado que entendamos:

Primeira preocupação de Paulo: A redução do Kairós exige urgência.

 Não poderemos aprofundar este conceito tão rico, o do Kairós, por hora, basta dizer que se refere ao Tempo da Salvação, leia II Co 6.1-2. Kairós é o tempo que o Senhor designou para a salvação dos seres humanos até que o Reino seja consumado sobre a Terra. É  tempo da "paciência" de Deus. Literalmente, "tempo oportuno", " tempo propício". Este é o tempo que nos foi aproximado com a vinda de Jesus, o tempo do Reino, que está "às portas" para ser consumado. O livro da "Revelação" de Jesus à Igreja [apokalipse], declara que este tempo [kairós] é breve (1:3; 22:10).

O apóstolo afirma que este tempo está sendo reduzido [sunestalmenos]. Esta palavra é um termo técnico náutico para designar o recolhimento das velas dos barcos. Ou seja, o tempo oportuno da salvação está sendo recolhido como as velas dos barcos. A história está sendo recolhida, encerrada. Portanto, existe, aqui, um sentido de urgência uma vez que esta era está sendo recolhida. Ou seja, Deus está finalizando a história presente para iniciar outra página, uma página eterna, o Reino Eterno. O Senhor, o Cordeiro está prestes a desenrolar o "livro" da nova história. Ele o fará em breve e é o único que pode fazê-lo. (Ap. 5)

Portanto, estamos diante da iminência do desfecho da história que culmina com a instalação definitiva do Reino. O Senhor está finalizando uma era, um período histórico no qual Ele possibilitou a salvação dos seres humanos. A vinda de Jesus iniciou o processo do fim da história e esse processo se realizará em sua volta.

Paulo se preocupa quanto a Igreja em viver e proclamar o Reino pois o tempo é curto, bem curto! Vem chegando, rapidamente, o dia em que a história se realizará plenamente. O Reino se absolutizará sobre a Terra, importa que estejamos de acordo com seus padrões. "Em nome de Cristo suplicamos-vos: reconciliai-vos com Deus... não recebais a graça de Deus em vão." (II Co 5.20; 6.1b)

Estejamos atentos à exigência do nosso tempo em relação ao Reino! Não façamos do tempo da "paciência de Deus" um tempo sonolência existencial, pelo contrário, é tempo de vigilância e ação (vide parábola das "dez virgens"). Enquanto a Igreja dorme pessoas perecem, "desperta ó tu que dormes e o Senhor resplandecerá Sua luz". Continua...

Pr. Timóteo F. Santos

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