Dons: Manifestações da Graça III

"Ora, há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações (energema - ações), mas o Senhor é o mesmo. A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil (sumpheron)." I Coríntios 12.5-7)

Vimos anteriormente os perigos de uma espiritualidade condicionadas às formas paganizadas de relacionamento com Deus. E como nossas igrejas estão saturadas deste espírito doentio do 'show da fé' em suas práticas eclesiásticas. Pessoas que pensão que os dons são um mérito, uma posse para suas próprias realizações e autoconstruções espirituais. Todavia, vejamos para que de fato o Senhor em sua perfeita sabedoria deu dons aos homens.

Paulo afirma que o Altíssimo tem um projeto, qual é o projeto de Deus? Sim, a restauração de todas as cosias criadas, visíveis e invisíveis, tronos soberanias, principados, pois todas as coisas são para Ele, criadas por Ele e sustentadas Nele. O que chamamos de 'salvação', 'redenção', 'reconciliação', 'nova criação' etc. E, esse projeto é realizado por meio de muitas energemas (ações) de Deus. O Altíssimo manifesta seu projeto de muitas maneiras, Seu Espírito age em todo cosmos conhecido e não conhecido, trazendo a existência o que ainda não se vê. Ora, o Espírito não é uma posse exclusiva dos pentecostais, nem da Igreja, o Espírito não está confinado a nossas reuniões de oração, o Espírito é Deus Eterno Vivificador, que se manifesta no nascimento de uma criança, na chuva que molha a terra, no canto da criação, na morte de uma estrela, no nascimento de um buraco negro, no amor da mãe ao filho, na amizade dos desconhecidos, enfim, O Espírito é Deus, o Espírito é livre, não é uma posse dos evangélicos ou do movimento carismático.  

Esse projeto é realizado na história e para além da história. Nós estamos ainda limitados ao espaço e ao tempo, portanto, somos seres históricos e o projeto do Altíssimo em nós toma caráter histórico. Por meio da Igreja ('corpo de Cristo') o Eterno age na história. E os dons são justamente as ferramentas, as capacitações do Espírito para a manifestação do Projeto de Deus na terra, na história, isso é a manifestação da Graça, isso é manifestação do Reino na terra assim como é no céu. Mas, o Deus que age é o mesmo!

O afirma não só que o Altíssimo tem um projeto, mas que na realização deste projeto por meio da Igreja há muitos serviços (ministérios) a serem realizados. Obviamente que os serviços a serem realizados no projeto do Reino não estão confinados aos nossos departamentos eclesiásticos, aos quais chamamos de 'ministérios'. Se o Pai dependesse de nossos 'ministérios' para manifestar o Reino sobre a terra, o que seria do Reino? Um reino de divisões, rixas, orgulhos, mentiras, vaidades, egocentrismos, soberba, avareza e amor ao dinheiro... Há muitos serviços no Reino para a manifestar a Graça Salvadora de Deus. Pense comigo: 'Nele nós nos movemos, vivemos e existimos... Tudo quanto fazemos devemos fazer como que para Ele! Por isso, ofereçam vossas vidas como sacrifício vivo e agradável a Deus que é vosso culto racional.' Tudo, tudo, tudo, o que desenvolvemos como fruto de uma existência Nele (porque existência só há Nele) é serviço, é ministério. Desde o apóstolo à dona de casa. Tanto um quanto outro fazem o que fazem pela Graça e só por causa dela.

Contudo, quando catalogamos os serviços no Reino e os reduzimos às nossas instituições nós sufocamos nas pessoas todo seu potencial em manifestar a Graça em toda sua diversidade. Para nós a sabedoria de Deus não é 'multiforme' (conforme Efésios cap. 4), nas nossas igrejas o Eterno tem que ser sábio até onde nossas teologias alcançam! Triste. Com isso, frequentemente encontro pessoas profundamente entristecidas e adoecidas porque vivem carregando o peso de que não são dignas do Reino por não sabem cantar, ou falar em público, não são afinadas... portanto, não podem trabalhar no 'reino', não podem fazer nada por Jesus. Pessoas que morrem aos poucos simplesmente porque não se encaixam nos nossos quadrados eclesiásticos. Há muitos serviços, mas o Senhor é o mesmo!

Depois disso tudo você já pode definir bem o que são os dons dentro do projeto de Deus não é? São as capacitações, as ferramentas que o Espírito concede às pessoas para realizarem os serviços para que o projeto seja realizado. Paulo dá uma pequena lista dos dons (assim como dos serviços), mas, obviamente que não elenca todos eles, pois são diversos. São muitos dons que o Espírito derrama sobre as pessoas para realizarem os muitos serviços na manifestação multiforme da Sabedoria de Deus. Mas o Espírito é o mesmo No entantoos líderes religiosos pensam que os dons são uma grande oportunidade de realizarem seu projeto próprio. Buscam pessoas de todos os lados, músicos, pregadores, evangelizadores, para realização do seu projeto, para fazer sua igreja crescer, para fazerem de si mesmos nomes de sucesso eclesiástico, tudo isso ás custas de mão de obra barata (na maioria dos casos voluntária). Pregam para as pessoas que estão trabalhando para Deus... que nada, estão todos trabalhando para o projeto do 'Ungidão'.

'Para o que for útil' aqui está a mais bela de todas as afirmações sobre os dons e sua declaração de objetivo, ou seja, o 'para quê' e o 'como' o projeto é realizado! A palavra grega para 'o que for útil' é sumpheron que significa, literalmente, 'carregar uns aos outros', 'ajudar uns aos outros', fantástico! Os dons são nos dados para que nós nos carreguemos, ajudemos uns aos outro e dessa forma nos edifiquemos uns aos outros. Os dons nos ajuda a suportarmos uns aos outros, não no sentido pejorativo, mas na qualidade de sermos suportes uns dos outros! E dessa forma a Graça, a Salvação, o Reino de Jesus é manifesto na história e para além da história aos principados e potestades como testemunho do poder de Deus (Ef. 4.11).

Esta é o princípio da manifestação do Espírito na Igreja de Jesus: carregar uns aos outros! Quando pessoas se edificam mutuamente, se ajudam e são suporte umas para as outras elas estão utilizando os muitos dons, na realização dos diversos serviços no projeto de Deus que age de muitas formas.

Por isso Paulo afirma que o mais importante dos dons é o amor!

Timóteo Ferreira Santos.
 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel na cova dos leões

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Como ovelhas sem pastor