Salvação é uma vida extraordinária

Jesus disse:

“Devo anunciar também a outras cidades a Boa Nova do Reino de Deus, pois é para isso que eu fui enviado”. (Lucas 4.43)

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10b)

Se eu passar um traço abaixo das duas afirmações de Jesus e disser para você: “resolva a equação”. Qual seria o resultado? Acertou quem disse: “A boa nova do Reino de Deus é qualidade de vida. A Boa Notícia é vida, e vida muito boa.”

Sim, isso mesmo, ora, Jesus faz uma declaração de objetivo, do seu objetivo no mundo, que é: “anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus”. Ele mesmo afirma novamente seu objetivo no mundo, conforme registrado por João: “vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Em sua primeira declaração, no início do seu ministério, Jesus diz: “fui enviado”. O verbo é apestalmai (pas. Perf. 1 pes. sing.), que significa “enviado”, “convocado a ir”, cujo radical dá origem à palavra “apóstolo”, que muito diferente da aplicação que o meio evangélico costuma usar, significa apenas aquele que é enviado sob a autoridade de outro para realizar algo, representar alguém, dar um recado, etc. Jesus afirma por várias vezes que “o Pai” o enviou. Portanto, Jesus foi enviado pelo Pai, cumprir uma ordem do Pai, que era anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus.

Num segundo momento, Jesus afirma “eu vim” (greg. [Elthon] 2 aoristo do indic. e subj. ativo e médio). O Pai enviou, ele quis vir. Ou, ele quis vir e o Pai enviou? Os dois. Foi enviado e, quis vir, com uma missão, o que faz de Jesus um missionário: enviado com uma missão. E a missão é o que importa.
A missão de Jesus é: enviado para anunciar a Boa Notícia do Reino.
A missão de Jesus é: veio para que as pessoas tenham vida em abundância.
Logo, Boa Notícia do Reino de Deus a ser anunciada por Jesus é vida em abundância.

A Boa Notícia do Reino é que Jesus veio trazer vida para as pessoas. Não qualquer vida, vida com qualidade [zoe perisson], literalmente, vida extraordinária, vida além da medida. Jesus veio trazer a vida com qualidade para as pessoas. Uma vida que é excelente, porque vai além do ordinário. Ela não só vai além do ordinário como também transborda. A vida que Jesus traz excede a tudo o que se possa pensar.
A Boa Notícia do Reino é vida excelente para as pessoas, extraordinária, transbordante! Todas as palavras e atos de Jesus no seu anúncio do Reino resultaram em qualidade de vida para as pessoas.

Trouxe vida extraordinária para o paralítico, aos que estavam cerceados pelas conjunturas da vida: “Perdoados estão os teus pecados... Toma tua cama e anda!”. Anunciou o Reino aos marginalizados, aos invisíveis: “Eu quero sê puro!”, disse ao leproso. Trouxe vida extraordinária a quem só cabia a morte: “perdoados estão teus pecados, vai e não peques mais”. Anunciou o Evangelho aos desesperançados: “Não se preocupem, ela apenas dorme. Talita kumí, levanta menina!”, “Lázaro, sai para fora”.

Trouxe vida extraordinária a homens simples, para os quais a sobrevivência era lucro: “segue-me”. Sinais e palavras que produziram uma qualidade de vida extraordinária: “a quem iremos se só tu tens as palavras de vida eterna?”. Anunciou o Reino a pessoas irreconciliáveis: “chegará hora e, é agora que os adoradores do Pai o adorarão em Espírito e em Verdade”. Poderia ficar aqui a noite toda contando a você de como Jesus anunciou o Reino, de como trouxe vida extraordinária às pessoas...

Pergunta para você. Você acha mesmo que Evangelho (evaggelion= boa notícia) a ser anunciado às pessoas é um palavrório religioso, um convite para fazer parte de uma religião? Ou ainda, dizer para as pessoas que elas irão para o inferno se não fizer parte da sua “igreja”? Você pensa mesmo que a Boa Notícia do Reino é “Quatro leis espirituais”? Ou um conjunto doutrinário que se aprende na classe de catecúmenos neófitos?

Anunciar o Evangelho, Boa Notícia do Reino de Deus é trazer vida extraordinárias para as pessoas. Porque salvação é receber uma vida extraordinária. Ser salvo é viver uma vida extraordinária!

Anunciar o evangelho é levar às pessoas uma vida extraordinária: “Assim como Pai me enviou, eu vos envio a vós”

Pr. Timóteo Ferreira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel na cova dos leões

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Como ovelhas sem pastor