40 dias com o Espírito - dia 02: A cura para ira.


Acalmando o coração: escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento)

Oração: comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Depois de algum tempo recite, pausadamente, a oração ensinada por Jesus, o “Pai nosso”. Expire fundo e diga as palavras ao expirar.

Meditação

Certamente a revelação manifesta da cruz de Cristo mais difícil de ser acolhida pelo nosso coração é a revelação de que ele nos chama para participarmos com ele de sua trajetória de sacrifício, afinal, ele nos chamou para sermos seus seguidores. No entanto, no decorrer da história o seguimento de Jesus foi perdendo seu significado e tornou-se apenas religião. Ao invés de seguidores, nos tornamos cultuadores de Jesus. Passamos de discípulos a devotos. De modo que a cruz deixou de ser nosso alvo existencial para ser apenas um símbolo do que foi feito por mim. Parafraseando Brennan Manning, o convite não é “chore por mim”, e sim, “junte-se a mim”! Seguir a Jesus significa, portanto, a crucificação do nosso ser. Ou seja, a morte da nossa agenda para abraçar a agenda de Jesus. O próprio Espírito, que é Jesus em nós, nos guia nessa jornada. De maneira que a jornada da cruz implica que o Espírito irá, deliberadamente, frustrar nossa agenda existencial para nos fazer parar e nos olharmos a nós mesmos e perceber o vazio de nossas vidas sem o amor do Pai. Preenchendo esse vazio com uma agenda lotada de preocupações. Mas, se ouvirmos o Espírito daremos conta de que muito pouco é necessário, perceberemos que construímos existências sobre a areia que se esvai. Conheceremos que fomos gerados para vida em amor e não para ansiedade. Essa é a vontade do Pai. O tempo que vivemos é um tempo do Espírito, no qual nossas agendas sofrem profundas mudanças em todas as áreas das nossas vidas. Nossos planos, a sensação de controle sobre a vida e de segurança foram radicalmente frustradas. E a consequência natural da frustração em nosso coração é a ira. Ficamos irados com tudo que nos frustra. Afinal tendemos a nos levantar contra tudo que impede que nossa vontade seja feita não é mesmo? Muitos de nós tem estado ansioso, irritadiços, tomados de raivas inexplicáveis. Esses são sintomas da ira latente em nosso coração, causada pela frustração. A cura para ira é ouvir o Espírito. Ele está nos tirando das falsas seguranças para nos mergulhar no oceano do amor do Pai. A cura para ira consiste em permitir que o Espírito frustre nossas agendas temerárias. Confiemos de que os planos de Deus são melhores que os nossos. Entregue a Deus a ira em seu coração, entregue a Ele sua agenda. Confie, pois Ele diz: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:11-13).  

Reflexão
1.       Quais seus planos tem sido frustrados?
2.       Qual tem sido sua resposta às frustrações da vida?

Oração: “Sou teu filho amado, de quem gostas. Entrego a Ti meus planos. Realizas em mim Teus planos de paz.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel na cova dos leões

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Como ovelhas sem pastor