40 dias com o Espírito - dia 01: A importância de investir na relação com o Espírito


Acalmando o coração: escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento)

Oração: comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo. Depois de algum tempo diga ao inspirar: “recebo tua paz”, ou “recebo tua segurança”. Ao expirar diga: “Te entrego minhas ansiedades”, ou “te entrego meu coração”.

Meditação

Jesus conta uma parábola na qual um senhor distribui “talentos”, uma determinada quantia de dinheiro a três servos. O primeiro recebe cinco talentos. O segundo recebe três talentos e o terceiro recebe um talento. Jesus afirma que os dois primeiros imediatamente se empenham em negociar para fazer render o valor que receberam. Saíram para investir, negociar, de modo que conseguiram dobrar o valor recebido. No entanto, o servo que recebeu um talento, receoso de perde-lo, enterrou o talento para devolvê-lo ao seu senhor quando voltasse. O que manifesta uma atitude tímida, pensando em sua própria segurança. Pois bem, o senhor retorna e se põe a acertar contas com seus servos. Os dois primeiros servos apresentam ao senhor os rendimentos que conseguiram com seu investimento e recebem como pagamento o dobro do valor que lhes havia sido confiado. Todavia, o último servo devolve apenas o que recebeu e enterrou e é advertido severamente pelo senhor, e lhe é tirado o único talento que recebeu.
Jesus diz que assim seria nos dias difíceis na terra. Seria como um acerto de contas. O que isso significa? Significa que para vencer os dias maus sobre a Terra é necessário investir a vida de modo diligente. Jesus nos deu seu Espírito, de modo que é necessário investir na relação com o Espírito da Vida e do Amor para termos enriquecidos nossos recursos espirituais, emocionais, relacionais e materiais, para que possamos vencer os dias maus. Como se investe no Espírito? Relacione-se com Ele, o Espírito é Jesus em nós. Ouça-o, obedeça a Ele. Pois ele nos leva a viver uma vida plena em amor e segurança, multiplicando a vida e a paz em nós, sobretudo, no dia da dificuldade. Aquele que nos dá o Espírito garante a vitória sobre o dia mau.
Texto: Mateus 25:14-30
Reflexão
1.       No que você tem investido a vida que recebeu?
2.       Em quais recursos você tem depositado sua confiança para vencer as dificuldades?

Oração: “Sou teu filho amado, de quem gostas. Nosso Pai do céu, revela-nos quem tu és. Dá um jeito neste mundo. Faz o que é melhor — tanto aí em cima quanto aqui em baixo. Conserva-nos vivos com três boas refeições. Preserva-nos perdoados por ti e perdoando os outros. Guarda-nos de nós mesmos e do Diabo. Tu estás no comando! Tu podes fazer tudo o que quiseres! Tua beleza é fascinante! Amém. Amém. Amém.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daniel na cova dos leões

Diálogo - Darcy Ribeiro e Leonardo Boff

Como ovelhas sem pastor