Postagens

Mostrando postagens de abril, 2020

40 dias com o Espírito - dia 08: Cirurgia Espiritual

Imagem
Meditação (Mateus 5:27-32) Na Lei de Moisés está escrito: “não desejarás a mulher do teu próximo”. Jesus, porém, entrando no ambiente do coração, diz: “qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura em seu coração já adulterou com ela”. O mandamento da Lei citado se refere à seção da proibição de desejar os bens de um outro (naquela sociedade a esposa era, sobretudo, propriedade do marido). Essas palavras de Jesus são extremamente estranhas para pessoas do nosso tempo, no qual o desejo é tomado como sendo absoluto. Como se fosse uma força quase divina sob a qual estamos à mercê. Mas Jesus vai no sentido oposto dessa ideia e diz: “se teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e lança-o para fora de ti”. Que palavras revolucionárias! Primeiro por que, de acordo com Jesus é "meu olho"  que me faz desejar o que não resulta em vida e paz. O olhar é a maneira como enxergamos a existência. É o órgão interpretativo da nossa história. Jesus está dizendo que a maneira co

40 dias com o Espírito - dia 07: Reconciliação

Imagem
Meditação (Mateus 5:20-26)                 Este é o sétimo dia. Prepare-se para fazermos a viagem de descida ao coração, isso significa que atravessaremos o deserto de nossas almas. Jesus nos dá o itinerário para essa viagem no Sermão do Monte. Ele diz aos seus discípulos que a espiritualidade deles deveria “exceder em muito” à espiritualidade das pessoas mais religiosas de sua época. Pessoas que amavam a Deus e eram estritamente rigorosas quanto ao cumprimento das tradições e leis morais e religiosas. Como poderia ser isso ? Jesus afirma que a religião dos mestres religiosos consistia em práticas que se davam apenas na esfera exterior, eram esforços comportamentais, auto regulações morais. Certamente esses esforços religiosos demandam um tremendo trabalho psíquico na tentativa de reprimir impulsos, adequar os desejos da alma às convenções sociais e religiosas. Sobretudo, quanto dilacerante para o ser é dedicar-se ao trabalho de atender às próprias exigências culposas gerada

40 dias com o Espírito - dia 06: Orando no espírito

Imagem
Acalmando o coração : escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. Oração : “Tu és meu refúgio e Fortaleza, não serei abalado" Meditação                 Temos enfatizado a necessidade de nos tornarmos conscientes da habitação de Deus em nós por meio do Espírito. E a priorização da relação com o Espírito. Pois, essa é a única e eficaz palavra de ânimo para os dais que vivemos. Estou convencido de que apenas a relação íntima com o Espírito possibilitará que saiamos melhores dessa transição de tempos subjetivos e objetivos. No entanto, muitas pessoas tentam estabelecer essa relação, iniciam um processo, mas, se frustram, principalmente por se considerarem incapazes de focar a mente. Quando se recolhem para orar e meditar suas pensamentos lhes atropelam com avalanches de ocupações e ansiedade. Então desistem do processo da oração. Por isso gostaria de compartilhar fundamentos práticos da oração.

40 dias com o Espírito - dia 5 - O poder de Deus que nos fortalece

Imagem
Acalmando o coração : escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento) Oração : comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Medite por algum tempo em pessoas que te amaram, amam e gostam de você de modo especial. Meditação Há momentos em nossas vidas em que o Pai rompe os céus em nossos corações e uma voz ecoa em nossas consciências: “Você é meu filho. Eu te amo, sempre te amei e amarei. E, eu gosto tanto de você!”. Nesses momentos somos tomados de inexplicável alegria. Nossas defesas são vencidas assim como o calor do dia é vencido pelo orvalho que visita e se deitar sobre a terra seca e cansada trazendo-lhe novo vigor, anunciando a aurora de um novo dia. Somo então tomados de amor, a vida toma sentido. Este é o momento no qual a busca encontra seu porto e a alma seu descanso. É como encontrar um tesouro de valor incalculável. A afirmação do amor do Pai so

40 dias com o Espírito - Dia 04: Como encontrar Deus em meio à pandemia?

Imagem
Acalmando o coração : escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento) Oração : comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Depois de algum tempo recite, pausadamente, o salmo 46:10: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Expire fundo e diga as palavras ao expirar. Meditação Um antigo ditado diz: “Para encontrar Deus suba ao monte, para encontrar a si mesmo, vá ao deserto”. Sim, o cume monte é o ambiente de Deus porque está nos céus. O nosso Pai está nos céus. E os céus estão dentro de nós (como meditamos no dia 03). Carregamos a eternidade no peito, pois o Deus Eterno habita nosso espírito. Nosso espírito é a dimensão em nós que excede ao intelecto. É no nosso espírito que o habita o Espírito de Deus. É ao nosso espírito que o Espírito Santo se comunica. É em nosso espírito que Ele testemunha que somos filhos de Deus, é em nosso coração que ele ora ince

40 dias com o Espírito - dia 03: Onde Deus está em meio ao sofrimento e à pandemia?

Imagem
Acalmando o coração : escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento) Oração : comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Depois de algum tempo recite, pausadamente, o salmo 46:10: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Expire fundo e diga as palavras ao expirar. Meditação Onde está Deus em meio ao sofrimento humano ? Onde está Deus na pandemia ? Deus está onde sempre quis estar: entre nós e em nós. Deus está se relacionando ativamente conosco, sempre. Toda a história narrada na Bíblia fala do amor de um Deus que anseia relacionar-se intimamente com seus filhos. “ Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados (...) Nós amamos porque Ele nos amou primeiro ” (1 João 4:10,19). A vontade da Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo é que estejamos plenamente

40 dias com o Espírito - dia 02: A cura para ira.

Imagem
Acalmando o coração : escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento) Oração : comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Depois de algum tempo recite, pausadamente, a oração ensinada por Jesus, o “Pai nosso”. Expire fundo e diga as palavras ao expirar. Meditação Certamente a revelação manifesta da cruz de Cristo mais difícil de ser acolhida pelo nosso coração é a revelação de que ele nos chama para participarmos com ele de sua trajetória de sacrifício, afinal, ele nos chamou para sermos seus seguidores. No entanto, no decorrer da história o seguimento de Jesus foi perdendo seu significado e tornou-se apenas religião. Ao invés de seguidores, nos tornamos cultuadores de Jesus. Passamos de discípulos a devotos. De modo que a cruz deixou de ser nosso alvo existencial para ser apenas um símbolo do que foi feito por mim. Parafraseando Brennan Manning, o convite

40 dias com o Espírito - dia 01: A importância de investir na relação com o Espírito

Imagem
Acalmando o coração : escolha um lugar e um momento em que possa separar pelo menos 15 minutos para esta atividade. (não leve o celular para este momento) Oração : comece respirando lenta e profundamente. Concentre-se em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo. Depois de algum tempo diga ao inspirar: “recebo tua paz”, ou “recebo tua segurança”. Ao expirar diga: “Te entrego minhas ansiedades”, ou “te entrego meu coração”. Meditação Jesus conta uma parábola na qual um senhor distribui “talentos”, uma determinada quantia de dinheiro a três servos. O primeiro recebe cinco talentos. O segundo recebe três talentos e o terceiro recebe um talento. Jesus afirma que os dois primeiros imediatamente se empenham em negociar para fazer render o valor que receberam. Saíram para investir, negociar, de modo que conseguiram dobrar o valor recebido. No entanto, o servo que recebeu um talento, receoso de perde-lo, enterrou o talento para devolvê-lo ao seu senhor quando voltasse. O que